reprodução

Weintraub retira exposição da história da educação

Todos os posts, Últimas notícias
reprodução
reprodução

A exposição com vários painéis com fotos, imagens e textos que contam a história da educação no Brasil e da própria criação do ministério sumiu do túnel que liga o prédio principal do MEC ao seu anexo.

Foi instalado no segundo mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o então ministro Paulo Renato.

É chamado de “túnel do tempo” e tem a cronologia das ações no ministério de décadas anteriores até antes do governo Bolsonaro, como a criação do Fundef, por Paulo Renato, governo FHC; passando pelo Prouni, do então ministro Fernando Haddad, do governo de Lula; e chegando até reforma do ensino médio, na gestão do ministro Mendonça Filho, no governo de Michel Temer.

Em abril de 2018, antes de deixar o cargo, Mendonça instalou novos painéis com as políticas que adotou na pasta, como as mudanças no Enem. Ou seja, muito recente.

Em um dos painéis, com o tema da alfabetização, tinha uma foto do educador Paulo Freire, alvo de ataques do atual ministro da Educação, Abraham Weintraub.

O Ministério da Educação informou que a retirada dos painéis é para fazer uma “atualização do conteúdo” do que estava exposto ali. E informou que aqueles painéis, agora retirados, estão no site do MEC.

Abaixo, o então ministro da Educação, Mendonça Filho, em abril de 2018, inaugura painéis com as políticas de quase dois anos à frente do ministério. Mais abaixo, o painel sobre o Prouni.

VEJA