17 países confirmam surto de coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Giuseppe Cacace/AFP

A Finlândia confirmou nesta quarta-feira seu primeiro caso de coronavírus. Com o anúncio do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar, sobe para 92 os diagnósticos de coronavírus registrados fora da China continental, e para 16 o número de países afetados pelo surto de pneumonia contagiosa além da China.

Agora, são três os países da Europa que já confirmaram episódios da doença. O coronavírus matou 133 pessoas e infectou 6079 em todo o mundo.

Nesta quarta-feira, os Emirados Árabes também confirmaram quatro casos de coronavírus. São os primeiros no Oriente Médio.

O paciente diagnosticado na Finlândia foi um viajante chinês que passou por Wuhan, epicentro do surto. O homem permanece isolado no hospital central da Lapônia, no norte da Finlândia. Em nota, o instituto também disse que outras 15 pessoas podem ter sido expostas ao vírus. Elas estão sendo monitoradas.

A finlandesa Finnair foi a primeira companhia aérea europeia a cancelar voos para a China continental, depois de suspender suas rotas para o aeroporto de Nanjing e Daxing em Pequim até o final de março. O anúncio foi feito nesta terça-feira.

A Finnair, que vê suas conexões asiáticas como parte indispensável de sua estratégia de negócios, é só uma das companhias aéreas afetadas pelos crescentes temores sobre a propagação do novo vírus.

A companhia aérea British Airways suspendeu nesta quarta-feira todos os voos para a China continental, após a recomendação do governo britânico para que os cidadãos evitem viajar ao país asiático em consequência da epidemia de coronavírus. A American Airlines também cancelou as viagens de Los Angeles para Pequim e Xangai.

O Globo