Agência iraniana acusa Trump de mentir sobre queda de avião ucraniano

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Na quarta-feira, as ações da Boeing caíram 2,3% (US $ 3,4 bilhões) depois que o avião ucraniano Boeing 737-800 caiu em Teerã devido a um problema técnico.

Na quinta-feira, as ações subiram 3% depois que autoridades não identificadas do Pentágono alegaram que o avião de passageiros ucraniano provavelmente foi derrubado por mísseis antiaéreos, e o presidente dos EUA, Donald Trump, apoiou implicitamente a alegação. Isso foi lido pelos analistas como uma tentativa de manipular o mercado de ações; uma medida que ocultaria o fracasso de Trump no Iraque e salvaria a Boeing da falência.

Um artigo da Reuters em 12 de março de 2019 discutiu os laços estreitos entre Boeing e Trump depois que o avião 737 MAX caiu na Etiópia, matando 157 pessoas.

O acidente na Etiópia seguiu um dos 737 MAX cinco meses atrás na Indonésia que matou 189 pessoas.

O artigo mencionava que o CEO da Boeing, Dennis Muilenburg, disse a Trump, um entusiasta da aviação, que a aeronave estava segura e não precisava ser aterrada. Mais tarde, autoridades da aviação repetiram que os vôos do avião nos EUA continuariam.

Trump usou produtos e sites da Boeing como pano de fundo para grandes anúncios ao longo de sua presidência, segundo o artigo.

Trump também pressionou os aliados dos EUA a comprar produtos da Boeing, a segunda maior empreiteira de defesa do país que recebeu US $ 104 bilhões em contratos de defesa não classificados entre 2014 e 2018.

A Boeing também é um dos maiores exportadores dos EUA para a China, e Muilenburg disse em uma cúpula de aviação em Washington que as compras de suas aeronaves fabricadas nos EUA pela China poderiam fazer parte de um amplo acordo comercial atualmente em negociação, de acordo com o artigo da Reuters.

Enquanto isso, o chefe da aviação civil do Irã rejeitou como “rumores ilógicos” relata que o avião ucraniano que caiu ao sul da capital Teerã foi atingido por mísseis.

“Podemos dizer que o avião, considerando o tipo de acidente e os esforços do piloto para devolvê-lo ao aeroporto Imam Khomeini, não explodiu no ar. Portanto, a alegação de que foi atingido por mísseis é totalmente descartada ”, observou o oficial.

Um avião Boeing 737 com 180 passageiros e tripulantes, a maioria iranianos, caiu pouco depois da decolagem do aeroporto Imam Khomeini, em Teerã, no início da quarta-feira, sem deixar sobreviventes. Dificuldades técnicas foram citadas como a causa do acidente.

A embaixada ucraniana no Irã também descartou a possibilidade de um ataque ao avião.

Fars News