André Sturm é o favorito para substituir Alvim

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

O secretário de Audiovisual, André Sturm, desponta como favorito para substituir o secretário de Cultura, Roberto Alvim, demitido nesta sexta-feira após copiar frases de um discurso nazista em um pronunciamento oficial da pasta. Até a definição do novo secretário, assume interinamente José Paulo Soares Martins.

André Sturm era secretário de Cultura de João Doria, no governo de São Paulo, e foi levado para o governo federal a convite de Roberto Alvim, durante um almoço na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em dezembro passado. Sturm substituiu Katiane Gouvêa, que ocupou a secretaria por duas semanas.

A aliados, Bolsonaro justificou a demissão de Alvim por amor a Israel, como mostrou a colunista Bela Megale.

— Ele disse que tinha de demiti-lo por amor e respeito a Israel. A questão de Israel é muito cara ao presidente. Ele nos disse que não poderia permitir que feridas que jamais serão cicatrizadas sejam expostas no governo dele — descreveu o deputado Ottoni de Paula (PSC-RJ), que estava na sala do presidente no momento da demissão.

Bolsonaro considerou insustentável a permanência de Alvim no governo. A exoneração dele foi antecipada pela colunista Miriam Leitão e foi publicada no Diário Oficial em edição extra na tarde desta sexta.

A polêmica surgiu após um vídeo ser divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$ 20 milhões. Na gravação, Alvim copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. Além disso, o anúncio traz como fundo musical a ópera “Lohengrin”, de Richard Wagner, compositor alemão celebrado pelo nazismo. A semelhança entre o discurso de Alvim e do ministro nazista foi identificada primeiro pelo portal “Jornalistas Livres”.

O Globo