Antes da privatização, Dataprev fecha 20 filiais e demite 500

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Kaiuca / Agência O Globo

A empresa está centralizando suas atividades em sete regiões consideradas estratégicas: Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo, onde possui data centers e Unidades de Desenvolvimento.

Segundo a instituição, nos últimos anos, a Dataprev perdeu eficiência, o que fica demonstrado pelo forte desequilíbrio entre a geração de receitas, que cresceu 13% no acumulado dos últimos 3 anos, e os gastos, que avançaram 21%, num contexto de inflação (IPCA) de 10,7% no mesmo período. “Tais desafios exigem ações rápidas, que garantam a sustentabilidade da empresa e uma atuação mais eficiente e competitiva”, afirmou em seu site.

A Dataprev projeta uma economia anual de R$ 93 milhões (englobando folha de pagamentos e gastos operacionais) com o fechamento dessas unidades. O retorno previsto é de 7,6 meses. Além da readequação do quadro de pessoal, a Dataprev também está promovendo revisão de contratos, medidas de racionalidade nos gastos operacionais da empresa e ações de eficiência tributária.

Em setembro, funcionários da Dataprev do Rio de Janeiro realizaram um ato contra a privatização da empresa. Os manifestantes fizeram um abraço simbólico, dando a volta na sede da instituição, na Zona Sul do Rio. A mobilização também reuniu sindicalistas e apoiadores.

O Globo