Bolsonaro isentará indianos de visto sem contrapartida

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Embora a medida ainda esteja em estudo, a isenção de visto para o Brasil empolga autoridades e empresários indianos, que confiam na promessa do presidente Jair Bolsonaro de liberar a entrada dos cidadãos do país com a segunda maior população do mundo. Em um encontro de empresários nesta segunda em Nova Déli, no último dia da visita de Bolsonaro à Índia, o ministro indiano de Comércio e Indústria, Piyush Goyal, agradeceu efusivamente o Brasil pela decisão.

“Tenho certeza de que esse anúncio, que esperamos seja em breve, expandirá turismo e negócios e levará nossa relação econômica a um novo nível em áreas como agricultura, defesa, energia limpa e o desenvolvimento de startups nos dois países”, disse Goyal.

A ideia de isentar indianos de visto para o Brasil tem sido falada há alguns meses pelo presidente Bolsonaro, que repetiu a promessa na cúpula do Brics, em novembro, realizada em Brasília, diante do premiê da Índia, Narendra Modi. O governo de nova Délhi esperava que a decisão fosse anunciada durante a visita de Bolsonaro à Índia, mas apesar da insistência nas negociações, ela não foi incluída na declaração conjunta, que limitou-se a falar em um mecanismo para facilitar os vistos. Pouco antes de deixar Nova Déli, Bolsonaro indicou que o tema não está resolvido.

“O visto não está decidido ainda, estamos nos acertos finais”, disse o presidente, que partiu em direção à cidade de Agra para uma visita ao Taj Mahal, último compromisso da viagem do retorno ao Brasil.

No encontro empresarial, questão do visto foi mencionada por vários indianos como uma dificuldade para fazer negócios no Brasil. Segundo Saurabh Sanyal, vice-secretário-geral da Câmara de Comércio e Indústria da Índia, a demora para a emissão do visto, que pode levar de dois a três meses, é um obstáculo para quem pensa em negociar com o Brasil e também acaba desencorajando muitos indianos que gostariam de visitar o país a turismo.

De acordo com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que acompanhou o pai na visita, há vários aspectos sendo estudados em relação à possível isenção de visto para indianos, mas adiantou que a exigência de reciprocidade não está sendo considerada.

Valor Econômico