Discurso nazista de Alvim ganha repercussão internacional

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O vídeo em que Roberto Alvim emula um discurso de Joseph Goebbels, ministro de propaganda da Alemanha nazista, repercutiu na imprensa ao redor do mundo. Após a enxurrada de críticas, o presidente Jair Bolsonaro demitiu Alvim do posto de secretário especial da Cultura.

Segundo o “The New York Times”, a reação ao vídeo foi o mais recente caso “em um debate mais amplo sobre liberdade de expressão e cultura na era Bolsonaro”.

“O presidente fez sua campanha prometendo uma correção de curso após uma era de líderes de esquerda, que ele acusa de terem tentado impor o “marxismo cultural”. Críticos dizem que ele e seus aliados estão abordando de forma dogmática as artes, o sistema público de educação e os direitos sexuais e reprodutivos”, afirma a reportagem.

O “Washington Post” definiu Alvim como “um dos maiores militantes da guerra cultural no governo Bolsonaro” e lembrou que o ex-secretário havia comparado a esquerda a “baratas”.

“De novo, foram levantadas perguntas sobre as tendências autoritárias de um governo cujos principais dirigirentes alardearam publicamente a ideia de rescindir direitos, criticaram a democracia, lamentaram o colapso da ditadura militar e ameaçaram a imprensa”, avaliou o jornal americano.

O jornal britânico “The Guardian” também descreveu Alvim como um aliado do governo Bolsonaro na “guerra cultural”, e lembrou que a mesma ala já promoveu ataques a pautas como as mudanças climáticas e o feminismo. O jornal mencionou o silêncio do presidente brasileiro nas redes sociais.

“Normalmente tuiteiros espontâneos, o presidente admirador de Trump e seus filhos políticos ainda não comentaram o assunto. Ao invés disso, Bolsonaro publicou um vídeo de si mesmo num jet-ski, sendo recebido por fãs”.

As emissoras de TV BBC e CNN também reportaram o caso, e citaram como respostas contrárias ao vídeo a reação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e da Confederação Israelita do Brasil (Conib).

O Globo