Entenda a fritura de Onyx

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O esvaziamento da Casa Civil pelo presidente Jair Bolsonaro começou com os atritos causados pela viagem, no voo da FAB, à India do agora ex-secretaria-executivo da pasta Vicente Santini. Além da exoneração do número dois da Casa Civil, o presidente anunciou ainda a demissão de outro funcionário, Fernando Moura, e a retirada do chamado Programa de Parcerias de Investimentos, o PPI, da alçada do ministério. Tudo isso enquanto titular da pasta, Onyx Lorenzoni, estava de férias. Veja a cronologia da “fritura” do ministro:

24/01
O secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini, viaja a Davos, na Suíça, e Nova Déllhi, na Índia, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) acompanhado da secretária especial de Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Martha Seillier, e da diplomata Bertha Gadelha. Na Índia, integra a comitiva do presidente Jair Bosonaro.

27/01
A colunista do GLOBO Bela Megale revela que Bolsonaro deu uma bronca em Santini pelo uso da aeronave da FAB para transportar apenas três passageiros e questionou Santini se não poderia ter ido de voo comercial

A Casa Civil divulga nota em que defende a legalidade do uso da aeronave da FAB pelo ministro interino. Numa primeira versão da nota, a pasta afirmou que Santini havia viajado “a trabalho e a pedido de Bolsonaro” e que o próprio “havia autorizado o voo”. Em seguida, o ministério reenviou uma nova versão dizendo que o uso de voos da FAB segue “rígidos critérios”.

28/01
Bolsonaro anuncia a exoneração de Vicente Santini do cargo de secretário-executivo da Casa Civil por ter utilizado um jato da Força Aérea Brasileira (FAB) para viajar até a Índia. O presidente classifica o episódio como “inadmissível”.

29/01
No mesmo dia em que foi publicada a demissão de Santini em edição extra do Diário Oficial da União, o ex-secretário é nomeado assessor especial de relacionamento externo da Casa Civil. O GLOBO revelou que a nomeação ocorreu após apelo dos filhos do presidente, de quem Santini é amigo de infância.

30/01
Bolsonaro anuncia nova demissão de Santini e a exoneração do interino da Casa Civil, Fernando Wandscheer de Moura Alves. O presidente afirma ainda que vai passar o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da alçada da Casa Civil para o Ministério da Economia.

O Globo