EUA e Irã põem o mundo em alerta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após os Estados Unidos ter confirmado a autoria do ataque que matou o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Qassem Solemani, na última quinta (2), o preço do petróleo subiu, manifestações tomaram conta das ruas do Irã e a tensão mundial cresceu. O presidente iraniano, Hassan Rouhani, afirmou que irá resistir aos Estados Unidos e prometeu vingança.

“O martírio de Soleimani tornará o Irã mais decisivo para resistir ao expansionismo americano e defender nossos valores islâmicos. Sem dúvida, o Irã e outros países que buscam a liberdade na região se vingarão”, disse Rouhani.

O canal no Youtube do Spotnik Brasil transmitiu à pouco grandes manifestações que, segundo o portal, estão acontecendo no Irã contra a morte do líder militar.

O preço do petróleo aumentou 4% na Ásia, chegando a $ 68,90 o barril tipo brent.
A embaixada dos Estados Unidos em Bagdá emitiu um comunicado pedindo para que todos os cidadãos norte-americanos deixem o Iraque imediatamente.

“Devido ao aumento das tensões no Iraque e na região, a Embaixada dos EUA pede aos cidadãos americanos que sigam o Aviso de Viagem de janeiro de 2020 e saiam do Iraque imediatamente. Os cidadãos dos EUA devem partir via companhia aérea sempre que possível, e, na sua falta, para outros países via terra”, diz o comunicado.
A Casa Branca afirmou que a ordem para o ataque partiu de Donald Trump. O presidente, por sua vez, publicou na noite de ontem (2) uma bandeira dos Estados Unidos em sua conta no Twitter, mas sem citar o fato.

Congresso em Foco