Exposição trata PM como vítima e herói

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evandro Éboli/VEJA

A exposição de “direito de resposta” da Bancada da Bala na Câmara trata os policiais militares como guardiões da democracia, como vítimas e também como heróis.
É o que retrata os espaços dedicados a cada uma das PMs do país.

Essa expo é uma espécie de revanche a uma similar, instalada no final do ano passado, e que gerou muito polêmica pela presença de um quadro onde um policial aparece tendo executado um jovem negro. Foi organizada pela turma dos direitos humanos da Casa.

O “troco” da PM vem agora, e será inaugurada na segunda, mas já está sendo montada.

No espaço dedicado à Polícia Militar do Rio, considerada uma das mais violentadas do país, o material exibe números de policiais mortos em ações, considerando os civis:
“343 policiais (civis e militares) foram assassinados em 2018”.

Aparecem imagens de PMs em ações de rua que não são de confrontos, como policiais segurando crianças, ajudando num parto, auxiliando um idoso.

A PM do Paraná também optou por imagens semalhentes, com fotos de um policial ajudando uma idosa atravessando a rua. E todos apresentam dados de redução da criminalidade. Mas a polícia paranaense não poupa elogios aos seus homens e mulheres. São apresentados como “Heróis do Paraná”, Bombeiros também aparecem.

O título da exposição é: “Polícias Militares do Brasil: as principais mantenedoras do Estado Democrático de Direito e da Governabilidade”.

Veja