Favorito de Bolsonaro para Segurança Pública cobrou propina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Amigo pessoal e colega de Câmara dos Deputados do presidente Jair Bolsonaro, o ex-deputado Alberto Fraga já foi condenado por corrupção num processo em que foi acusado de receber propina, em 2008, para que o então governo do Distrito Federal, José Roberto Arruda, fechasse contrato com uma cooperativa de ônibus.

Ele sempre negou as acusações e, após a condenação em primeira instância, obteve uma vitória no Tribunal de Justiça, que reverteu a decisão. O Ministério Público do Distrito Federal avalia agora um recurso para tentar refazer a condenação original.

O nome do ex-deputado veio à tona com mais força nos últimos dias após o presidente Bolsonaro aventar a possibilidade de dividir o hoje Ministério da Justiça e Segurança Pública em duas pastas, uma delas com foco somente no combate à criminalidade, cargo que seria assumido por Fraga.

Após o presidente falar sobre a possibilidade de divisão o ministério de Moro, parte das redes bolsonaristas viram o ato como mais um ataque do presidente ao ex-juiz federal – Bolsonaro, por exemplo, não vetou a criação do juiz de garantias, como queria o chefe da pasta da Justiça.

Nas redes era dito que o poder de Moro seria muito diminuído caso a Segurança Pública saísse de seu ministério.

Com a repercussão, Bolsonaro, em viagem à Índia, disse que divisão estava momentaneamente suspensa e que não trataria deste tema por agora.

Fraga, por sua vez, em entrevistas à imprensa, garantiu que conversou com Bolsonaro e disse que, quando o presidente retornar da Índia, haverá uma reunião para tratar do assunto.

Quando informou que havia conversado com Bolsonaro, Fraga comparou a Moro a um “menino buchudo” que só fica reclamando, mas disse que o presidente não ficaria com medo seu ministro.

Em Brasília, dado o prestigio de Moro, muitos especulam que ele pode concorrer às eleições presidenciais contra o próprio Bolsonaro. Por isso o presidente estaria tentando paulatinamente enfraquecer o ex-juiz.

Buzz Feed News