George Soros critica Bolsonaro por meio-ambiente

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Thomas Peter/Associated Press

O bilionário George Soros criticou o presidente Jair Bolsonaro por ter falhado, segundo ele, em evitar a destruição da Amazônia e conter o avanço de pastagens em território antes ocupado por florestas. Ele fez essas declarações durante um tradicional jantar que oferece para convidados, em Davos, às margens do Fórum Econômico Mundial.

“Bolsonaro falhou em prevenir a destruição das florestas tropicais no Brasil para a abertura de mais criação de gado”, afirmou o magnata filantropo, ao enumerar suas preocupações com a ordem mundial e o futuro do que chama de “Sociedade Aberta”.

Soros disse que, em meados do ano passado, ainda mantinha esperanças de um fortalecimento da cooperação internacional. Um dos fatores para seu otimismo, explicou, foram os resultados das eleições para o Parlamento Europeu — com 8% a mais de comparecimento nas urnas e desempenho abaixo do esperado de partidos que apregoam o esfacelamento do bloco.

“No final do ano, as minhas esperanças já tinham acabado. As maiores potências — Estados Unidos, China e Rússia — se mantiveram nas mãos de verdadeiros ou potenciais ditadores, e o grupo de governantes autoritários continuou a crescer”, afirmou Soros.

O bilionário mencionou o nacionalismo do indiano Narendra Modi, o “narcisismo” de Donald Trump e o autoritarismo do húngaro Viktor Orbán, entre outros pontos, como ameaças à “Sociedade Aberta”.

Valor Econômico