Governo erra ao sufocar Cultura em guerra ideológica

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O erro do governo Bolsonaro tem sido ver a Cultura como parte da estranha guerra ideológica que ele quer travar com o país, quando a Cultura tem que ser vista por diversos ângulos, da economia à defesa democrática.

Na economia, o setor cultural gera empregos, renda e tributos aos governos. Cada real investido na cultura se multiplica. No mundo inteiro há leis de incentivo até porque se sabe o retorno que ela produz aos cofres públicos e à sociedade. É assim na Europa e nos EUA também.

Conversei recentemente com o professor gaúcho Leandro Valiati, que dá aulas de Economia da Cultura em duas universidades europeias, a Queen Mary e a Sorbonne. Ele estudou o caso da Inglaterra. O país perdeu parte do parque industrial tradicional para a Ásia e teve que reciclar sua economia. Um foco dessa transição foi a área cultural porque eles entendem que a cadeia produtiva da economia criativa gera é parte do desenvolvimento econômico do século 21. Os empregos que cria são versáteis, em áreas diversas e dinâmicos. A produção cultural vai desde a música clássica até as formas tradicionais de manifestação cultural das diferentes regiões. O professor Valiati diz que o Brasil na área cultural parece a soma de 27 países, tal a diversidade em cada um dos estados. Isso além do cinema, teatro, literatura, artes plásticas. Seria possível estimular muito mais atividade econômica nesse setor se o governo tratasse a gestão da cultura de forma mais profissional e não estivesse sufocando a produção.

O tema tem que ser entendido na sua integralidade. Muitos projetos sociais são ligados a atividades culturais, portanto ela é parte do resgate social que o Brasil ainda não fez.

Mas talvez o mais importante seja a questão democrática. A cultura é parte fundamental da democracia. Não pode haver censura nem dirigismos governamentais, que só acontecem em governos totalitários de direita ou de esquerda. Só a cultura produzida de forma livre é capaz de refletir toda a diversidade de um país como o Brasil. Nos ambientes em que a cultura é sufocada, a democracia é atingida, e o país não consegue se expressar em toda a sua diversidade.

O Globo