PF diz que Glenn não fez nada de errado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Polícia Federal (PF) não vê evidências de que o jornalista Glenn Greenwald tenha participado dos crimes investigados no hackeamento contra autoridades da Lava Jato. A apuração é da Folha de S. Paulo.

O delegado Luiz Flávio Zampronha diz não ter sido possível identificar ações de Greenwald. “Pelas evidências obtidas até o momento, não é possível identificar a participação moral e material do jornalista Glenn Greenwald nos crimes investigados. Do mesmo modo, em relação ao crime de receptação, a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça é no sentido de que, para a configuração do tipo penal, o objeto material do crime deve possuir valor econômico intrínseco, o que não é verificado no caso”, escreveu.

O Ministério Público Federal em Brasília denunciou nesta terça-feira (21) sete pessoas sob acusação de envolvimento no caso. Entre os denunciados está o jornalista Glenn Greenwald.

A conclusão do delegado aparece no relatório logo após a transcrição da conversa que serviu como base para a denúncia do procurador Wellington Oliveira. Com base no mesmo material, polícia e Ministério Público tiveram interpretações diferentes.

Redação com Folha