Presidente da OAB critica Alvim por apologia ao Nazismo

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, afirmou nesta sexta, 17, que os ‘setores do governo testam há meses os limites democráticos’, ‘flertam com as ditaduras de hoje e do passado’, e que o secretário de Cultura, Roberto Alvim ‘ultrapassou todos os limites ao optar pela clara e aberta apologia ideológica do regime nazista’. Em vídeo em que anuncia o Prêmio Nacional das Artes, Alvim, citou textualmente trechos de um discurso do ideólogo nazista Joseph Goebbels.

A posição foi defendida em nota após a repercussão gerada pela gravação divulgada por Alvim. O presidente da entidade dos advogados indicou ainda que o secretário deveria ser afastado, ‘sob pena de o Governo brasileiro se enquadrar internacionalmente como inimigo da democracia e da civilização’. “Os milhões de cadáveres das vítimas do autoritarismo nos cobram imediata e firme reação”, apontou.

Após a polêmica, o presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir Alvim, uma vez que, segundo auxiliares, a situação do secretário ficou ‘insustentável’. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, já foi comunicado da decisão.

Estadão