Senadores querem reduzir poder de presidentes do Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Grupo suprapartidário Muda Senado ajusta os ponteiros neste início de ano para abrir uma nova e também muito arrojada frente de batalha na Casa: alterar as regras internas e tornar obrigatórias as reuniões de líderes e da Mesa Diretora. O intuito é diluir os poderes do presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), que tem ignorado esses colegiados como instâncias prévias de decisão, conforme mostrou a Coluna. O Muda Senado, porém, não desistirá de sua ofensiva pela CPI da Lava Toga e pelos processos de impeachment dos ministros do STF.

Apesar de não ter força suficiente para alterar o regimento (maioria simples), o Muda Senado acredita que a pauta da mudança nas regras dará mais transparência à Casa e, por isso, está acima de ideologias e de partidos. Assim, espera poder reunir apoio de insatisfeitos com a gestão de Alcolumbre.

Como a Coluna mostrou semana passada, o grupo reclama que o presidente da Casa não convocou a Mesa Diretora nenhuma vez no ano passado.

Um dos objetivos do Muda Senado é facilitar a abertura dos pedidos de impeachment de ministros do STF. Alcolumbre decidiu engavetar todos de forma monocrática em 2019.

A maioria do grupo é formada por senadores do Podemos, mas há também parlamentares do PSL, Cidadania, PSD, PSDB, Rede, PSB e PP.

Estadão