Wajngarten colocou irmão de adjunto para administrar empresa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

O secretário especial de Comunicação da Presidência da República (Secom), Fábio Wajngarten, nomeou para ser o administrador de sua empresa, a FW Comunicação Ltda, o irmão do seu secretário-adjunto na pasta. Fábio Liberman e Samy Liberman atuam desde abril de 2019, respectivamente, como administrador da FW e número dois da Secom. A informação foi divulgada nesta tarde pelo site “Crusoé” e confirmada pelo GLOBO.

O presidente Jair Bolsonaro convocou uma reunião nesta quarta-feira para discutir o afastamento do secretário especial. Wajngarten passou o dia sob pressão depois que o jornal “Folha de S.Paulo” publicou que a empresa dele tem contratos com emissoras de televisão e agências de publicidade que recebem verbas do governo federal. O caso poderia configurar conflito de interesses, segundo a reportagem.

Ao assumir o cargo no governo, Wajngarten passou para Fábio Liberman o posto de administrador da FW Comunicação, ficando apenas como sócio da empresa ao lado de sua mãe, Clara Wajngarten.

Interlocutores do governo avaliaram que a situação do secretário é difícil. O ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner Rosário, teria alertado ao presidente que, se Wajngarten não fez declarações oficiais corretamente sobre vínculo com empresa, o único caminho é que ele peça para deixar o governo.

Por ora, oficialmente, a saída dele do governo não é cogitada.

Fábio Liberman não é administrador apenas da FW Comunicação. Ele também foi indicado em abril de 2019 a ocupar a mesma função em outra empresa do secretário especial, a Wajngarten Intermediações de Negócios Ltda.

O Globo