Ataques a Joice fortalecem CPI das fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EBC

Na volta aos trabalhos, a CPI mista das Fake News está no encalço de perfis que criam e propagam notícias falsas ou injuriosas. A comissão aprovou requerimentos da quebra de sigilo de contas levantadas em perícia contratada por Joice Hasselmann, à qual a Coluna teve acesso. Pedem informações às empresas sobre os autores. São prints de perfis em redes sociais: militantes do Movimento Conservador em SP, apoiadores do Aliança pelo Brasil, entre outros. A CPI avalia ter dado um passo importante para descobrir os verdadeiros donos das contas.

Documento. O relatório da perícia contratada pela deputada federal do PSL-SP tem 157 páginas e sugere a quebra do sigilo dos autores dos ataques contra ela.

Minoria. Dos requerimentos aprovados ontem, 17 são de quatro parlamentares: dos deputados Alexandre Frota (PSDB-SP), Túlio Gadelha (PDT-PE), Rui Falcão (PT-SP) e do senador e presidente do colegiado, Ângelo Coronel (PSD-BA). Três são da governista Caroline de Toni (PSL-SC).

Reforço. A CPI vai ainda solicitar à PF a cessão de mais três agentes para ajudar nas investigações do colegiado. Hoje só há um.

Estadão