Atitudes da reverenda incomodava Regina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

As atitudes da reverenda Jane Silva como secretária-adjunta da Cultura começaram a incomodar tanto servidores — pelo tratamento considerado intolerante — quanto a categoria devido a demissões de antigos diretores técnicos.

Escolhida por Regina Duarte, Jane Silva ganhou autonomia no cargo enquanto a secretária prepara os “proclamas para o casamento”. Regina disse “sim” a Bolsonaro há uma semana, mas ainda não assumiu. Porém, a liberdade de Jane, segundo fontes ouvidas pelo GLOBO, extrapolou os limites.

Os servidores relatam que Jane Silva tomava decisões na pasta sem sequer avisar Regina. Ela chegou a demitir alguns funcionários sem que a titular fosse comunicada e trocou, por exemplo, os diretores da subsecretaria de diversidade para colocar a frente pessoas com perfil conservador alinhados ao da reverenda.

Entre os pedidos da secretária-adjunta para os funcionários está a determinação para que todos colocassem a foto de Jair Bolsonaro com a faixa presidencial na tela de fundo do computador. Quem conviveu com a reverenda também pontua que ela tem um comportamento “intolerante” e “impaciente” com os subordinados.

Outra ação polêmica de Jane enquanto secretária da Diversidade Cultural foi a postagem no Facebook que de que estava preparando para lançar um edital para resgatar o “romantismo entre homens e mulheres”. “Estou em conversa com cantores e artistas. Assim, vamos resgatar os valores da família e do casamento”, escreveu em 5 de janeiro, pedindo aos seguidores para deixar opiniões. A publicação virou motivo de piada entre servidores, que batizaram o chamamento de “edital do amor”.

Jane Silva deve ser exonerada em edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira, segundo a assessoria de imprensa da pasta. Ela foi demitida por Regina duas semanas após assumir o cargo. A pasta informou que ainda não há o nome de quem a substituirá.

Na quinta-feira, Regina Duarte conversou com integrantes do governo para justificar o atraso na própria nomeação. Ela afirmou que ainda não conseguiu fechar um acordo sobre o desligamento com a Rede Globo, onde tem contrato até junho. Enquanto resolve a tramitação, a atriz está em São Paulo.

Procurada, Regina Duarte afirmou que não comentaria a decisão. Já Jane Silva não retornou às ligações.

O Globo