Base Aérea de Anápolis pode receber brasileiros vindos da China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma equipe técnica com integrantes dos ministérios da Saúde e Defesa finalizou nesta terça-feira a análise sobre as condições da Base Aérea de Anápolis para receber o grupo de brasileiros que está na região Wuhan, na China, e que será evacuado por conta do surto do novo coronavírus. Um relatório sobre se a base está apta a receber o grupo deverá ser encaminhado para o grupo que coordena a evacuação dos brasileiros.

O governo deve “bater o martelo” sobre que bases receberão o grupo ainda nesta terça-feira. De acordo com o Ministério da Saúde, a inspeção aconteceu na manhã desta terça-feira com a participação de técnicos da Saúde, Defesa e funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entre os critérios avaliados pela equipe estão a capacidade da base de Anápolis de receber até 50 pessoas em quartos individuais e em regime de isolamento. Os técnicos também analisam se os funcionários da base correriam algum risco ao frequentarem o local durante a quarentena à qual o grupo de brasileiros será submetido.

Outro ponto analisado é de que forma o governo transportará a um hospital de referência algum paciente com suspeita de estarem infectados.

Ainda nesta terça-feira, uma equipe também fará a vistoria da Base Aérea de Florianópolis, que também foi cogitada para receber o grupo de brasileiros vindo da China.

A estimativa do governo é que do grupo de 55 brasileiros que está na região de Wuhan, 40 manifestaram a intenção de serem repatriadas, 14 teriam informado o desejo de continuar na China e uma ainda não teria se decidido.

A decisão de repatriar os brasileiros na China foi tomada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) dias depois dele ter informado que o Brasil não teria condições de executar esse tipo de missão. Bolsonaro recuou após os brasileiros terem feito um apelo em redes sociais.

O Globo