Bolsonaro coloca militar no comando da Embaixada do Brasil em Israel.

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado / Reuters

O presidente Jair Bolsonaro decidiu colocar um militar no comando da Embaixada do Brasil em Israel. Segundo informou a revista “Crusoé”, o escolhido por Bolsonaro será o general Gerson Menandro Garcia, que atuou como conselheiro da missão brasileira na ONU até o ano passado. A informação foi confirmada por fontes próximas aos governos brasileiro e israelense.

A expectativa é que o nome de Garcia seja encaminhado ao Senado nos próximos dias. Para assumir a embaixada, ele terá de ser sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Casa. Depois disso, seu nome será votado em plenário pelos senadores.

As relações entre Brasil e Israel foram reforçadas no governo Bolsonaro, que cultiva proximidade com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Porém, há temas delicados com os quais o militar terá de lidar. O principal consiste na prometida transferência da embaixada brasileira naquele país de Tel Aviv para Jerusalém. O setor oriental de Jerusalém é considerado território ocupado pela ONU e reivindicado pelos palestinos como capital do seu futuro Estado. Mesmo assim, a transferência da embaixada já é dada como certa pelo governo brasileiro e deve acontecer até 2021.

A intenção de Bolsonaro de indicar um militar para o posto já era conhecida. Até dezembro, o preferido do presidente era Paulo Jorge de Nápolis, diretor de marketing de uma empresa de defesa israelense no Brasil, a IAI (Israel Aerospace Industries). Nápolis foi adido militar na Embaixada do Brasil em Tel Aviv entre 2013 e 2015.

Atualmente, a Embaixada do Brasil naquele país é chefiada pelo diplomata Paulo César de Vasconcellos, no posto desde 2017, por indicação do então presidente Michel Temer.

O Globo