Bolsonaro contraria Guedes sobre preço do dólar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que o dólar está “um pouquinho alto”. Ele evitou comentar a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que a cotação mais alta da moeda é boa porque antes “todo mundo” estava indo para a Disney, “inclusive empregada doméstica”.

“Pergunta para quem falou isso. Eu respondo pelos meus atos”, afirmou Bolsonaro. Apesar de considerar a atual cotação alta, o presidente ressaltou que não interfere na política cambial e de juros.

“De vez em quando eu converso com o Roberto Campos Neto [presidente do Banco Central]. Vocês sabem que eu entendo para burro de economia, sabem disso. E está dando certo a economia por causa disso, porque eu não interfiro”, afirmou. “Eu, como cidadão, [considero que] está um pouquinho alto, está um pouquinho alto o dólar”, finalizou.

Na última quinta, Guedes disse que que câmbio um pouco mais alto é “bom para todo mundo” e que, com o real mais apreciado, estava “todo mundo indo para a Disneylândia”, inclusive empregada doméstica.

Segundo o ministro, é hora “de colocar todo mundo para conhecer o Brasil”.

“Todo mundo indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada. Peraí, vai passear ali em Foz do Iguaçu, vai passear no Nordeste, está cheio de praia bonita. Vai conhecer Cachoeiro do Itapemirim, vai conhecer onde o Roberto Carlos nasceu”, afirmou Guedes em um seminário em Brasília.

O ministro também falou que o país passava por um processo acentuado de desindustrialização enquanto estava acomodado em um “modelo rentista”. Guedes disse que os juros mais baixos são bons para “todo mundo investir e consumir mais”. Ao mesmo tempo, o câmbio mais alto também é positivo para aumentar as exportações e a substituição das importações.

Valor Econômico