Bolsonaro faz transmissão acompanhando discurso de Trump

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O presidente JairBolsonaro fez uma transmissão ao vivo de uma hora nesta quinta-feira para assistir ao pronunciamento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comenta sua absolvição no processo de impeachment. É a segunda vez em menos de um mês que ele fez um vídeo para acompanhar o americano: no dia 8 de janeiro, Bolsonaro também foi filmado acompanhando o discurso em que Trump comentou um ataque iraniano a bases no Iraque. O presidente brasileiro é um admirador declarado de Trump desde antes de assumir a Presidência, e também já foi elogiado pelo americano.

Bolsonaro fez alguns comentários durante a transmissão, enquanto um assessor traduzia o discurso. Em certo momento, disse que não estava “bajulando” o americano:

— O processo (de impeachment) demorou muito, e quando atrapalha os Estados Unidos nos atrapalha também. Ninguém fique pensando que eu estou aqui bajulando o Donald Trump. Os Estados Unidos indo bem, quanto menos tivermos problemas, mais fácil é para nós tratarmos as nossas relações bilaterais

Em outro momento, afirmou que não havia críticas ao apoio aos presidentes venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro:

— Alguns criticam: “Está bajulando o Trump”. Ô idiota, quando bajulava o Maduro, o Chávez, não falava nada. Mas não estou preocupado com isso.

Bolsonaro disse que precisa acompanhar o que Trump faz porque ele é o “grande líder mundial”:

— Estou aqui elogiando o Legislativo norte-americano, que resolveu arquivar o processo de impeachment contra o Donald Trump. Esse é o motivo de eu estar assistindo aqui. É o grande líder mundial, tenho que acompanhar o que está acontecendo.

O presidente brasileiro afirmou que há semelhanças entre a sua situação e a de Trump e que seus adversário também procuram motivos para pedir seu impeachment:

— Alguma semelhança com o Brasil? Toda semelhança. Alguns ainda tenta a todo momento me arranjar um processo de impeachment. Mas acho que não serão tão ousados.

O Senado americano absolveu Trump na quinta-feira das acusações de abuso de poder e obstrução de Justiça. Na acusação de abuso de poder, o placar final foi de 52 votos pela inocência, e de 48 pela culpa. A votação seguiu quase inteiramente linhas partidárias, com uma única exceção — o republicano Mitt Romney desertou e votou a favor da destituição de Trump. Eram necessários 67 votos, uma maioria de dois terços, para o presidente ser removido do cargo.

Bolsonaro comparou Romney, chamado de “traíra”, aos seus antigos correligionários do PSL, com quem rompeu durante uma disputa pelo controle da legenda:

— Também teve um traíra lá, não é privilégio nosso. Nunca mais será esquecido, tenha certeza disso. Assim como os traíras aqui que se elegeram e deram as costas para mim.

Depois do fim do discurso de Trump, Bolsonaro continuou a transmissão, conversando com os ministros Paulo Guedes (Economia), Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União) e com o superintendente da Zona Franca de Manaus, Alfredo Menezes.

O Globo