Bolsonaro lidera um Genocídio indígena

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:Christophe Simon/AFP/VEJA/VEJA/VEJA/VEJA

A nomeação de um evangelizador para ficar a cargo das tribos indígenas que têm pouco ou nenhum contato com o nosso mundo é uma péssima notícia. Além disso, Bolsonaro encaminhou à Câmara um projeto de lei que libera a mineração em áreas indígenas.

Quando pensamos em genocídio a primeira cena que vem à mente são os campos de concentração nazistas que exterminaram mais de 6 milhões de judeus. Onde hoje ficam localizados Estados Unidos e Canadá já foi um território habitado por 20 milhões de índios. Porém, se um povo é composto por somente setenta pessoas, e se elas são mortas ou aculturadas, esse povo deixa de existir. É também genocídio.

Em pleno século XXI, o Brasil está próximo de ver o genocídio de vários povos indígenas. A mineração é uma atividade econômica importantíssima. Porém, depois de uma aprendizado de décadas, até mesmo de séculos, já sabemos hoje conciliar diversos interesses sociais e econômicos. Ademais, a função econômica de nossas tribos indígenas é hoje crucial: elas preservam a floresta que abastece de água por meio dos “rios voadores” os reservatórios e a agricultura do centro sul do Brasil.

Quem se importante com o genocídio de nossos indígenas?

Veja