Bolsonaro se negou dizer quando será a troca da Casa Civil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William / Agência O Globo

Em sua primeira manifestação pública após decidir realocar o ministro Onyx Lorenzoni da Casa Civil para a Cidadania, no lugar de Osmar Terra, o presidente Jair Bolsonaro fugiu de perguntas sobre as trocas na manhã desta quinta-feira. Insistentemente questionado sobre as mudanças na saída do Palácio da Alvorada, ele se limitou a apontar diversas vezes que os repórteres não as viram no Diário Oficial da União (DOU). E não respondeu quando as alterações serão oficializadas. Ele também não confirmou o convite ao general Walter Braga Netto para assumir a Casa Civil no lugar de Onyx, mas fez uma série de elogios ao militar e disse que ele é “cotado para qualquer coisa”.

Depois de um hiato de cinco dias na interação com a imprensa na entrada da residência oficial, Bolsonaro se dirigiu aos jornalistas dizendo que a pauta única da entrevista seria o Amazonas, por estar acompanhado do deputado federal Átila Lins (PP-AM). Em seguida, deu uma justificativa o silêncio dos últimos dias:

– Não falei com vocês, se tivesse conversado com vocês nos últimos dias, estaria tudo complicado, um rebuliço, porque tudo é deturpado, inventado, lamentavelmente. Vocês sabem como é que é, né? Não é só vocês, são os editores – comentou.

Depois de falar sobre seus planos para a Amazônia, ele foi questionado sobre a ida do ministro Osmar Terra ao Amazonas nesta quinta e se ele continua no cargo.

– Porra, você viu alguma coisa no Diário Oficial da União? – devolveu Bolsonaro, sendo informado que se tratava de uma pergunta. – Eu te pergunto. É igual você, enquanto você for empregado do jornal aí, você é jornalista – completou.

Em seguida, o presidente foi indagado se garante a permanência de Terra e repetiu duas vezes:

– Já viu publicada alguma coisa no DO?

Sobre o convite ao general Braga Netto para assumir o lugar de Onyx na Casa Civil, ele disse conhecê-lo “há algum tempo” e se dar “muito bem com ele”.

– Ganhou uma projeção muito grande numa situação complicadíssima, naquela intervenção na segurança do Rio de Janeiro, tá certo? É um homem cotado para qualquer coisa – declarou.

Em outro momento da entrevista, Bolsonaro foi instado a dizer quando vai oficializar as trocas na Casa Civil e na Cidadania:

– Quando você vir… se tiver, quando você vir publicado no DO.

Um repórter então perguntou isso vai acontecer essa semana.

– Se tiver, quando estiver publicado no Diário Oficial – insistiu o presidente.

Quando foi questionado se a oficialização ocorrerá antes do carnaval, o presidente se irritou e ameaçou encerrar a entrevista.

– Se tiver –terceira vez, na quarta eu vou embora–, se tiver você verá publicado no Diário Oficial da União. Se tiver a quarta eu vou embora…

O Globo