Coronavírus: exames dos brasileiros em quarentena deram negativo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira que os exames de todas as 58 pessoas em quarentena na base aérea de Anápolis (GO) não registraram a presença do novo coronavírus.

No domingo, 34 brasileiros e parentes chineses vindos da região da cidade de Wuhan, na China, chegaram ao local, onde vão permanecer por 18 dias.

Além disso, 24 pessoas que participaram da missão de repatriação também estão em isolamento. A nova cepa do vírus provoca febre e sintomas respiratórios, já tendo matado mais de mil pessoas, quase todas na China.

— Todos os exames foram negativos. Todos os 34 repatriados mais os 24 profissionais de saúde, de tripulação e de comunicação. Não tivemos nenhum resultado positivo daquela coleta do dia em que eles chegaram — disse o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Croda.

Questionado se isso poderia levar à redução da quarentena, com duração prevista de 18 dias, ele não confirmou, nem negou. Disse apenas que isso era uma questão do Ministério da Defesa.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, complementou dizendo que a pasta informou sua posição ao Ministério da Defesa, a quem caberá falar sobre o assunto. Assim, não quis dizer qual foi a recomendação da Saúde.

Na segunda-feira, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia dito que os médicos e tripulantes do voo poderão sair da quarentena e serem monitorados em casa. A medida ainda será avaliada e, por isso, a decisão não foi tomada até o momento. Por enquanto todas as 58 pessoas seguem em quarentena.

O novo boletim do Ministério da Saúde, com informações atualizadas até as 15h30 desta terça, mostra que há oito casos suspeitos da doença no Brasil, e outros 33 que já foram descartados. Nenhum foi confirmado até o momento. Os casos suspeitos estão em São Paulo (3), Rio de Janeiro (2), Rio Grande do Sul (1), Minas Gerais (1) e Paraná (1).

Os descartados são de São Paulo (14), Rio Grande do Sul (8), Santa Catarina (4), Rio de Janeiro (3), Paraná (2), Minas Gerais (1) e Ceará (1). Deles, oito deram negativo para o novo coronavírus. O restante deu positivo para outros vírus, como os que provocam a gripe.

O Globo