Coronavírus: teste dos Jogos Paralímpicos é adiado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Hermes de Paula/Agência O Globo

O evento teste de bocha para os Jogos Paralímpicos de 2020 e que seria realizado entre 26 de fevereiro a 4 de março, em Tóquio, foi adiado. A decisão foi da Federação Japonesa (JPSA – Japan Para Sport Association) e teve apoio do Tóquio-2020 que, no entanto, em comunicado, disse que “realizará o evento teste de alguma forma, após garantir um ambiente seguro”.

Segundo explicação do comitê organizador, a JPSA concluiu que é necessário mais tempo para analisar completamente os possíveis impactos, caso o novo coronavírus afete um atleta.

Ressaltou ainda que o evento teste de escalada, esporte novo no programa olímpico, de 6 a 8 de março, será realizado conforme o planejado originalmente. Assim como o de futebol de 5, para atletas cegos na Paralimpíada, está mantido.

Explicou ainda que, em relação aos eventos teste organizados por federações internacionais ou federações nacionais, está à cargo destes órgãos a decisão de mantê-los ou adiá-los, e que apoiará a decisão tomada por estas entidades. Já os eventos teste organizados pelo Tóquio-2020 estão mantidos por enquanto.

O Globo