Creches não receberam materiais pagos pela Prefeitura do Rio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Prefeitura

Merendeiros que atuam em creches e espaços de desenvolvimento infantil da rede municipal têm preparado a comida de crianças sem fazer uso de materiais importantes para o manuseio dos alimentos, como luvas para procedimento de higienização e aventais, alerta uma auditoria realizada por técnicos do Tribunal de Contas do Município (TCM) à qual O GLOBO teve acesso. O agravante, aponta o documento, é que a prefeitura pagou por esses e outros itens que nunca teriam de fato chegado às unidades escolares. O prejuízo aos cofres públicos seria de R$ 4,071 milhões e inclui gastos com vassouras, rodos e baldes que, apesar de terem sido comprados pelo município, não estariam à disposição dos profissionais que atuam na cozinha e na limpeza das creches.

A 3ª Inspetoria Geral de Controle Externo do TCM chegou à conclusão após visitar 32 unidades escolares entre junho e agosto de 2018 e cruzar informações das entrevistas feitas nesses locais com as notas fiscais de contratos emergenciais celebrados entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a empresa Agile Corp Serviços Especializados Ltda. A relatoria do processo está a cargo do conselheiro Nestor Rocha, que levará a matéria para a apreciação do plenário do TCM no primeiro semestre deste ano.

Procurada, a Secretaria Municipal de Educação (SME) emitiu uma nota por meio de sua assessoria, rebatendo o relatório técnico do TCM: “Não existe, de forma alguma, esse suposto prejuízo. A SME atua de forma rígida no controle dos contratos feitos pelas Coordenadorias Regionais com seus fornecedores”. Já a Ágile Corp informou que não havia sido notificada pelo TCM e que “realiza a entrega dos materiais e equipamentos regularmente, conforme previsto no contrato”.

O Globo