Damares defende greve de PMs

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ed Ferreira/Brazil Photo Press/Agência O Globo

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, defendeu os policiais militares que estão amotinados e reivindicam aumento de salário. Segundo Damares, os PMs têm o direito de promoverem greves em ações que não violem a vida. As declarações da ministra foram feitas ao colunista do UOL Jamil Chade.

“Todo mundo tem direito à greve. As categorias têm direito à greve. O que eu percebi é que os policiais no Ceará estão no limite”, afirmou Damares ao colunista ao tratar dos PMs cearenses que estão amotinados. A paralisação de agentes de segurança pública, no entanto, é proibida pela Constituição de 1988. Alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive, reforçaram na semana passada o caráter inconstitucional da greve.

No Ceará, a falta de um acordo entre policiais e o governo local criou um impasse e elevou o número de mortos nos últimos 4 dias para 122. A crise no Estado ganhou contornos nacionais depois que o senador licenciado Cid Gomes (PDT) foi baleado quando pilotava uma retroescavadeira após uma tentativa frustrada de negociar o fim da greve com os PMs.

Depois do episódio, o governo autorizou o envio da Força Nacional de Segurança e das Forças Armadas para restabelecer a ordem no Estado.

Valor