Doria fecha a 2ª unidade do IML no mês

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Arquivo pessoal/G1

A unidade do Instituto Médico Legal (IML) de Ubatuba foi fechada pelo governo estadual. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a medida faz parte de uma reestruturação nos serviços do instituto e que os serviços vão ser transferidos para Caraguatatuba. A prefeitura de Ubatuba tenta reverter a decisão.

O anúncio foi feito em uma resolução publicada em 5 de fevereiro e o IML deixou de funcionar na cidade nesta quarta-feira (26). De acordo com o governo estadual, a medida atende uma resolução publicada no início de fevereiro que estipula a restruturação do IML e do Instituto de Criminalística com definição de sedes dos núcleos e das equipes.

O IML faz o serviço de necropsia – as autópsias em corpos para definir causa da morte e auxiliar em investigações em andamento – além de exames em pessoas que foram vítimas de acidentes de trânsito, agressões e acidentes de trabalho. O último tipo de serviço corresponde a maior parte dos atendimentos, segundo a SSP, e é o que levou a gestão a protestar a medida.

A mudança exige que as pessoas que precisarem do atendimento façam deslocamento de mais de 50 quilômetros até o IML de Caraguatatuba. De acordo com a administração, há três anos eles vem dando suporte financeiro com pagamento e aluguel, água, energia e um funcionário para manter o atendimento e foram surpreendidos com a mudança.

Em nota, a gestão informou que solicitou uma reunião com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado na próxima terça-feira (3) para tentar reverter a medida.

Esta é a segunda baixa no serviço na região. A primeira foi em Pindamonhangaba, que teve o serviço encerrado e transferido para Taubaté.

G1