Glenn derrota Moro e Bolsonaro na Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Daryan Dornelles

Segundo a Folha de S. Paulo, a Justiça recusou, por ora, a denúncia do Ministério Público Federal contra Glenn Greenwald, que era acusado de participar do hackeamento de mensagens de autoridades como Sergio Moro, ministro da Justiça, e o procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol.

A decisão do juiz Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal em Brasília, será válida até que se esclareça a controvérsia a respeito da decisão provisória do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.

Ano passado, Mendes proibiu “as autoridades públicas e seus órgãos de apuração administrativa ou criminal” de “praticar atos que visem à responsabilização” de Glenn “pela recepção, obtenção ou transmissão de informações publicadas em veículos de mídia, ante a proteção do sigilo constitucional da fonte jornalística”.

Com a decisão do juiz, Glenn fica livre pelo menos por enquanto de ação penal sobre o episódio. Na época, ele havia afirmado que a denúncia era “uma tentativa óbvia de atacar a imprensa livre em retaliação pelas revelações que relatamos sobre o ministro Moro e o governo Bolsonaro”.

Redação com Folha