Lula vai se encontrar com presidente do Senado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

O ex-presidente Luiz InácioLula da Silva, que está em Brasília para se reunir com as bancadas do PT no Congresso e para prestar depoimento à Justiça, pediu um encontro com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Programado para esta terça-feira, a reunião entre os dois não aconteceu porque Alcolumbre avisou que não estava se sentindo bem. Lula se reuniu com as bancadas petistas na Câmara e no Senado durante a tarde e Alcolumbre participou de evento no Palácio do Planalto.

O ex-presidente está em Brasília para prestar depoimento nesta quarta-feira na 10ª Vara Federal de Brasília em uma das ações da operação Zelotes, na qual é investigado. Lula está na capital desde ontem à noite e também se reuniu com parlamentares de seu partido para falar das eleições municipais.

De acordo com o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE), Alcolumbre não estava bem e a reunião de Lula com os parlamentares se estendeu, o que resultou no adiamento. Há, afirmou ele, a possibilidade de que os dois se encontrem amanhã se ambas as agendas permitirem.

— A gente tinha agendado uma reunião para hoje, só que nem o Lula pode, porque teve reunião (com os parlamentares do partido), e o Alcolumbre estava com essa indisposição. Amanhã o Lula tem uma agenda que já está combinada. Se à tarde o Alcolumbre estiver bem e estiver disponível, a gente faz — disse Carvalho.

O sergipano indicou que o presidente do Senado foi receptivo à realização do encontro. Além de elogios à “empatia” e perfil humanista de Alcolumbre, Rogério Carvalho afirmou que a reunião não teria um tema específico, mas seria dedicada a debater a atual conjuntura. Ele também afirmou que, caso o encontro não aconteça nesta semana, poderá fazer um jantar em sua casa para que Alcolumbre e Lula possam conversar.

— Não é uma agenda para debater temas específicos, é para trabalhar a questão mais ampla, que independe de partido, não depende de que lado você está. É para falar como é que nós vamos conviver, conviver é a coisa mais difícil que tem. Para conviver, a gente precisa ter um sentimento nobre, que nos dirija, que nos norteie coletivamente — afirmou o líder da bancada petista no Senado.

O Globo