MDB faz consulta jurídica sobre candidatura de Datena

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Band

A quatro dias da filiação do apresentador de TV José Luiz Datena, o MDB dá sinais de que avança no partido o projeto de uma candidatura do novo filiado a vice-prefeito de São Paulo. A legenda solicitou uma consulta jurídica dias atrás para saber se, uma vez eleito como vice, Datena poderá voltar a trabalhar como apresentador após a eleição.

O parecer entregue à integrantes da direção nacional do MDB apontou não haver impedimentos para que Datena concilie um eventual cargo de vice-prefeito com o de jornalista. A consulta esclareceu ainda a data limite — final de junho — para que o apresentador se afaste da TV para disputar a eleição.

Na semana passada Datena disse ao GLOBO que estava avaliando a possibilidade de ser candidato a vice do prefeito Bruno Covas (PSDB). O assunto foi conversado entre eles pela primeira vez num jantar este mês. Nesta semana, Datena e Covas voltaram a se falar depois que o prefeito recebeu o resultado de uma biópsia que apontou que o câncer ainda persiste e que passará por uma segunda fase de tratamento.

Datena tem vontade de continuar trabalhando como apresentador, mas diz que essa não é uma questão decisiva para entrar na disputa.

— Eu gostaria de continuar fazendo o meu trabalho, mas é certo que eu não poderia continuar apresentando o meu programa. Mas talvez um programa de entrevista — disse ao Globo nesta sexta-feira.

Está marcado para a próxima quarta-feira o ato de filiação de Datena ao MDB. O evento será em Brasília e é esperada a participação de políticos de outros partidos como o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Datena estava filiado ao DEM até maio do ano passado. Maia ajudou a costurar o embarque do apresentador no MDB.

— O Datena está vindo para o MDB como parte importante de um projeto nacional do partido e um movimento de empoderamento do MDB paulista — disse o presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi.

O apresentador tem considerado sua filiação ao MDB como parte de um projeto de fortalecimento das forças políticas de centro. O plano prioritário de Datena é ser candidato ao Senado em 2022.

Desde que começaram a avançar as negociações de uma aliança com o PSDB em São Paulo, Datena iniciou um movimento para descolar sua imagem da do presidente Jair Bolsonaro. Por meses, o nome dele foi ventilado no cenário eleitoral paulistano como um pré-candidato da família Bolsonaro. No estado o presidente e o PSDB estão rompidos politicamente.

O Globo