Reforma administrativa deve ser apresentada a Bolsonaro amanhã

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

A nova versão da proposta da reforma administrativa, que mexe na estrutura do funcionalismo público, deve ser apresentada ao presidente Jair Bolsonaro na terça-feira. Mais cedo, ele se reuniu no Palácio do Planalto com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

– Sempre tem um acerto, um pequeno acerto a mais pra fazer. Amanhã (terça-feira), a previsão é à tarde eu ser apresentado à nova proposta. Espero que esta semana nasça essa criança aí, que tá demorando muito pra nascer. Tá parecendo filhote de elefante, não é dois anos gestação de elefante? – disse Bolsonaro na entrada do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República.

Pela manhã, Bolsonaro havia dito que espera encaminhar a reforma administrativa “o mais rápido possível” ao Congresso, e que o governo só realizaria os concursos públicos “essenciais”. À tarde, ele disse que está na “iminência” de mandar a reforma para o Congresso, e que os atuais servidores não vão ser atingidos.

Perguntado sobre que carreiras continuariam tendo estabilidade, caso a nova reforma seja aprovada, o presidente disse:

– Não vou responder, não posso responder. Nós vamos ter algumas que serão propostas por nós. E depois o Legislativo pode alterar e propor outras. Grande parte quem faz a reforma, como sempre foi, a palavra final é do Legislativo, ainda mais PEC (proposta de emenda constitucional). Eles promulgam. Decidem, promulgam.

Uma PEC, para passar a valer, precisa ser aprovada e promulgada pelo Congresso, não sendo necessária a sanção do presidente da República.

O Globo