Reverenda Jane foi exonerada por Regina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Duas semanas após convidar a reverenda Jane Silva para ser secretária-adjunta da Cultura, a atriz Regina Duarte decidiu exonerar a subordinada. Nesta sexta-feira, Regina pediu que Jane deixasse o cargo, e foi atendida pelo ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio. Ainda nesta manhã, Jane se reuniu com os secretários para informar que deixará a pasta. Ela foi alçada ao cargo no último dia 23.

A assessoria do Ministério do Turismo alegou que a demissão foi uma decisão do chefe da pasta. Ainda não há nenhuma definição sobre quem irá ocupar o cargo.

A informação de um eventual desentendimento entre Regina e Jane foi publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”. O mal-estar teria ocorrido porque Jane estaria passando por cima das decisões de Regina. A atriz foi procurada pela reportagem, mas disse que não comentaria a demissão.

Na quinta-feira, Regina Duarte conversou com integrantes do governo para justificar sobre o atraso na própria nomeação. Ela afirmou que ainda não conseguiu fechar um acordo sobre o desligamento da Rede Globo.

Regina disse “sim” ao governo há uma semana, mas afirmou que está nos “proclamas”. Segundo aliados do governo, Regina explicou que o contrato com a Globo se encerra em junho e tenta um acordo. Enquanto isso, a atriz está em São Paulo e não está trabalhando na Secretaria de Cultura.

Conhecida como reverenda Jane, Janicia Silva é pastora evangélica e, desde novembro, atuava como secretária de Diversidade Cultural. Em suas redes sociais, Jane era conhecida por apoiar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-secretário especial de Cultura Roberto Alvim, exonerado após publicar um vídeo com frases semelhantes a um discurso do ministro da Propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Jane Silva é ainda presidente de uma empresa batizada como Associação Cristã de Homens e Mulheres de Negócio, fundada em 1996. O nome da secretária também aparece na sociedade da agência de viagens JS Publicidade Turismo e Viagens LTDA, que não está mais em atividade.

Em um vídeo publicado no YouTube em 2018, Jane afirmou que a embaixada palestina em Brasília “promove o terrorismo pelo Brasil”. Na gravação, ela se apresenta como presidente da comunidade internacional Brasil Israel. Em frente da embaixada da Palestina em Brasília, aponta para a entidade e diz:

“Sabe quem deu de presente essa embaixada? O Lula! Ele deu isso aqui tudo de presente. Pra quê? Para trazer o terrorismo pro Brasil. Eles financiam o terrorismo no Brasil.”

Jane fez parte do grupo de evangélicos que tentou pressionar os presidentes Temer e Bolsonaro a mudar a embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

O Globo