Salles diz está monitorando navio encalhado no Maranhão

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: TV Globo/Divulgação

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou esta manhã que o governo está monitorando “com muita atenção” a situação do navio carregado com minério, que está encalhado na costa do Maranhão e corre o risco de provocar um novo desastre ambiental no litoral brasileiro. “Diversas equipes, aeronaves e embarcações do IBAMA, Marinha e ANP/Petrobras estão envolvidos na operação”, escreveu Salles no Twitter.

A embarcação, que pertence à empresa coreana Polaris Shipping, sofreu avaria na proa logo depois de deixar o Porto de Itaqui, em São Luís, onde foi carregada com quase 295 toneladas de minério de ferro da Vale. Diante do risco de afundamento, o comandante decidiu encalhar o navio em um banco de areia a cerca de 100 quilômetros da costa da capital maranhense. Os 20 tripulantes foram retirados da embarcação em segurança.

Nesse momento, enquanto equipes tentam estabilizar a embarcação e evitar seu afundamento, outras equipes atuam para retirar o combustível do navio. Além do minério, o navio MV Stellar Banner carrega mais de 3,5 mil toneladas de óleo combustível. A Petrobras enviou navios especializados em recuperação de óleo (Oil Spill Recovery Vessel), para contenção de um eventual vazamento.

Veja