Versão em inglês do Intercept noticia decisão pró Glenn

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:  Brendan Smialowski/ AFP

UM JUIZ HOJE SE recusou a prosseguir com as acusações de crimes cibernéticos apresentadas contra o co-fundador da Intercept, Glenn Greenwald, por sua denúncia de má conduta judicial e judicial no Brasil.

Em uma decisão anunciada na quinta-feira, o juiz Ricardo Augusto Soares Leite decidiu que a acusação de Greenwald não iria adiante, mas apenas por conta de uma constatação anterior do Supremo Tribunal Federal de que os relatórios da Intercept sobre a Operação Car Wash não transgrediram nenhuma fronteira legal. Na ausência da liminar emitida por um ministro da Suprema Corte que proibia investigações sobre Greenwald relacionadas a este caso, Leite disse que teria deixado as acusações contra Greenwald avançarem. O juiz também disse que, se a liminar da Suprema Corte fosse anulada, ele estaria aberto a cobrar Greenwald.

“Recuso, por enquanto, receber a denúncia contra GLENN GREENWALD, devido à controvérsia sobre a extensão da liminar concedida pelo ministro Gilmar Mendes na ADPF nº 601, em 24/08/2019”, escreveu Leite, referindo-se à decisão por Mendes, ministro da Suprema Corte.

Greenwald havia sido acusado de má conduta criminal relacionada aos seus relatórios sobre a Operação Car Wash, uma ampla investigação anticorrupção. As acusações de crimes cibernéticos resultaram de alegações de um promotor público de que Greenwald trabalhou em colaboração com hackers para obter um grupo de bate-papo on-line usado por promotores e juízes nos casos de lavagem de carros.

“Embora eu acolha com satisfação o fato de que essa investigação não avança, essa decisão é insuficiente para garantir os direitos de uma imprensa livre”, disse Greenwald em comunicado. “A rejeição é baseada no fato de o Supremo Tribunal já ter emitido uma liminar contra tentativas de perseguição oficial contra mim. Isto não é suficiente. Buscamos uma rejeição decisiva da Suprema Corte desta acusação abusiva, alegando que é um ataque claro e grave às liberdades da imprensa. Qualquer coisa menos deixaria em aberto a possibilidade de maior erosão da liberdade fundamental da imprensa contra outros jornalistas. ”

“Continuaremos a luta contra essa escalada autoritária perante a Suprema Corte, enquanto continuaremos relatando o arquivo fornecido por nossa fonte”, disse Greenwald.

O Intercept também saudou a decisão, com reservas.

“A decisão de hoje rejeita com razão as acusações contra Glenn Greenwald. Como os investigadores da polícia federal afirmaram no ano passado, ele não fez nada de errado ”, disse Betsy Reed, editora-chefe do The Intercept. “No entanto, a decisão é restrita e processual, com base na liminar emitida por um ministro da Suprema Corte no ano passado.”

“Ainda existe uma pressão enorme para processar Glenn em retaliação por seu trabalho na série Arquivo Secreto do Brasil da Intercept”, continuou Reed. “Continuaremos a lutar pela exoneração completa que Glenn merece e pelo direito de todos os jornalistas de exercer as liberdades a que têm direito nos termos da constituição brasileira.”

A partir de junho passado, o The Intercept publicou uma série de histórias, em inglês e português , com base em vazamentos sobre a Operação Car Wash. A Car Wash abalou a política brasileira ao cobrar empresas de alto nível, além de dois ex-presidentes. O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva foi preso como parte da investigação e impedido de concorrer nas eleições presidenciais de 2018, abrindo caminho para o político de extrema direita Jair Bolsonaro tomar posse.

As histórias do Intercept documentam uma má conduta de alto nível no sistema de justiça brasileiro relacionada à investigação abrangente. O Intercept relatou conversas vazadas entre promotores e juízes no caso – revelando esquemas de promotores supostamente apolíticos para garantir que o Partido dos Trabalhadores de Lula não vencesse a eleição; colaboração proibida entre os promotores de lavagem de carros e um juiz-chave; e enriquecimento pessoal controverso pelos promotores por meio de eventos orais, entre muitos outros detalhes dignos de nota.

A decisão de rejeitar as acusações contra Greenwald, embora deixe a porta aberta para sua acusação, caso a Suprema Corte mude sua decisão, surge na sequência de uma campanha internacional de apoio a Greenwald e condenação do governo Bolsonaro. Na semana passada, uma coalizão de mais de 40 grupos de liberdades civis denunciou a intimidação legal de Greenwald e The Intercept Brasil. Essa mensagem também foi ecoada por figuras políticas de alto nível nos Estados Unidos, incluindo as Sens. Elizabeth Warren, D-Mass., E Bernie Sanders, I-Vt., Ambas as candidatas presidenciais de 2020. Outras figuras progressistas, como os representantes Ro Khanna, da Califórnia, e Ilhan Omar, da Minnesota, também condenaram as acusações. Uma declaração do Comitê para a Proteção dos Jornalistas, descreveu as acusações como “um abuso desproporcional de poder por parte das autoridades brasileiras [que] representa uma ameaça para qualquer jornalista investigativo”.

Bolsonaro tentou estrangular as liberdades civis no Brasil desde que chegou ao poder, travando uma campanha de intimidação contra políticos rivais, a imprensa independente e ativistas da sociedade civil. A investigação sobre lavagem de carros representou indiscutivelmente o maior e mais embaraçoso episódio de Bolsonaro desde que ele chegou ao poder, destacando, com base em vazamentos internos, as conversas que ocorreram entre os aliados de Bolsonaro para ajudar a subverter as instituições democráticas do Brasil.

Greenwald e The Intercept Brasil nunca planejaram interromper ou reduzir a cobertura a qualquer momento desde que foram cobrados.

The Intercept