Aliados de Mandetta tentam justificar seu recuo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Dida Sampaio/Estadão

Aliados de Luiz Henrique Mandetta (Saúde) no DEM interpretaram a afirmação do ministro sobre a quarentena como “recuo estratégico”. Após o desastroso pronunciamento de Jair Bolsonaro anteontem, nos bastidores do partido correligionários aconselharam Mandetta a não pegar o boné: se for para ele sair do cargo, o presidente tem de arcar com a demissão. Ficou acertado, então, que o ministro fizesse um gesto de boa vontade ao chefe, mas sem dar “cavalo de pau”. Assim, a declaração dele sobre a quarentena foi entendida como na medida.

O sinal enviado à sociedade é, ao permanecer no cargo, Mandetta e o DEM possuem senso de responsabilidade. Para integrantes do partido, enquanto Jair Bolsonaro vai se desgastando, a credibilidade de Mandetta só aumenta no combate ao coronavírus.

Mandetta ficou até bem tarde na casa de aliados na noite do pronunciamento. Ele havia sido avisado de que o presidente falaria apenas sobre preocupações com os impactos econômicos.

Na conversa com Bolsonaro, o ministro apresentou dados e casos internacionais, como da Inglaterra, para defender o isolamento. Na coletiva, porém, teve de ceder: “Temos que melhorar esse negócio de quarentena”.

Estadão