Aniversário do golpe de 1964 terá mega panelaço

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tiago Queiroz / Estadão

Nesta terça-feira (24), em reunião por videoconferência, as lideranças de PT, PSOL, PC do B, e também de MST, MTST e UNE (União Nacional dos Estudantes), decidiram que farão em 31 de março o que chamam de maior panelaço da quarentena, em defesa do SUS e da democracia. Eles também lançarão abaixo-assinado com proposta de taxação de fortunas para gerar recursos para a saúde na crise.

Desde a semana passada, panelaços têm sido realizados diariamente contra o presidente Jair Bolsonaro em diversas regiões do Brasil.

A reunião teve a participação de Gleisi Hoffman, presidente do PT, Juliano Medeiros, do PSOL, e de lideranças dos movimentos, como Guilherme Boulos, do MTST. Também marcaram presença líderes de centrais sindicais como CTB e Intersindical.

Entre as propostas do abaixo-assinado estarão a instituição de imposto sobre grandes fortunas; o aumento do Imposto Territorial Rural incidente sobre grandes propriedades; e tributação de aplicações financeiras que atualmente são isentas de impostos. Segundo cálculos do grupo, essas propostas tributárias poderiam render R$ 50 bilhões, que seriam destinados para a saúde, muito mais que a sugestão de uso dos fundos partidário e eleitoral na crise.

Folha