Bolsonaro 03 obriga pai a se explicar para chineses

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em meio a uma crise diplomática provocada por declarações nas redes sociais do deputado federal Eduardo Bolsonaro e da Embaixada da China sobre o papel da China na pandemia de coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro e seu homólogo chinês, Xi Jinping, resolveram conversar – fora do mundo virtual.

A informação de que os dois estão em uma ligação telefônica foi divulgada nesta terça-feira pelo embaixador chinês no país, Yang Wanming. Logo depois, presidente Jair Bolsonaro confirmou a conversa em sua conta no Twitter.

Na linguagem diplomática, expressada pelo embaixador, a chamada foi feita para que os dois presidentes possam “trocar opiniões sobre os importantes temas de interesse comum”.

Bolsonaro disse que a ligação, acompanhada de perto pelo chanceler, Ernesto Araújo, pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, serviu para “reafirmar os laços de amizade e ampliar os laços comerciais” entre China e Brasil.

No auge da crise, semana passada, a China exigiu um pedido de desculpas por parte do Brasil pelas declarações do filho de Bolsonaro – que insinuou que o país asiático, mais especificamente o Partido Comunista Chinês, era responsável pela pandemia de coronavírus.

No dia seguinte, Jair Bolsonaro dourou a pílula e disse que não havia problema nas relações entre os dois países, importantes parceiros comerciais. A conversa de telefone entre Xi e Bolsonaro tem tudo para ser muito agradável.

Veja