Bolsonaro diz que indicado ao STF terá que concordar com ele

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que a pessoa que ele pretende indicar para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF) até o final deste ano deverá estar “afinado” com ele. Bolsonaro disse que, além da afinação, o indicado deverá “confiar” no presidente. A declaração foi feita durante uma transmissão ao vivo no Facebook.

— Quero botar alguém no Supremo que atenda aos interesses da nação brasileira. Não é uma pessoa que tenha uma visão apenas. Quero saber, no conjunto, o que essa pessoa pode, uma vez indo ao Supremo Tribunal Federal, representar para o Brasil como um todo. E obviamente, como tenha falado, que esteja afinado comigo. Que confie em mim — afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro relativizou a independência garantida aos ministros do STF.

— Tem que ser independente? Tem. Mas não é independência a partir da sua posse. Tem que estar de acordo com os interesses da maioria da população brasileira. Que atenda ao interesse da maioria da população. Mas tem que confiar em mim. Se não confiar em mim, eu não vou confiar nele e eu não vou indicar — afirmou Bolsonaro.

O presidente não mencionou nomes ao falar dos possíveis indicados às duas vagas que deverão ser abertas até o final do seu primeiro mandato. A primeira delas deverá abrir com a aposentadoria do decano do STF, Celso De Mello, que deverá deixar o cargo até o final deste ano.

Atualmente, os nomes mais cotados para a vaga são o secretário-geral da Presidência, Jorge Oliveira, o advogado-geral da União, André Mendonça, e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

Bolsonaro disse que a sua escolha poderá causar discordâncias entre seus apoiadores, mas fez questão de ressaltar que a decisão é sua.

— Você pode achar que tem que ser o João ou a Maria. Se eu achar que tem que ser o Antônio ou a Laura, a decisão é minha — afirmou Bolsonaro.

Bolsonaro ainda fez elogios à atuação do atual procurador-geral da República, Augusto Aras. Para o presidente, o chefe do Ministério Público Federal (MPF) vem fazendo um trabalho “excepcional”, sobretudo em relação à agenda de infraestrutura do governo.

— Indicamos o Dr. Augusto Aras, que no meu entender está fazendo um trabalho excepcional. As suas posições voltadas para a economia são excepcionais. O Tarcísio (Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura) está vibrando com ele — disse o presidente.

Nas últimas semanas, Aras lançou um “pacote” de medidas para “destravar” obras públicas paralisadas.

O Globo