Carlos Jordy foi condenado a pagar indenização ao Felipe Neto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Justiça do Rio de Janeiro condenou o deputado Carlos Jordy, do PSL do Rio, a pagar R$ 35 mil ao youtuber Felipe Neto como indenização por danos morais.

Na decisão, a juíza Bianca Ferreira do Amaral Machado Nigri, da 1ª Vara Cível da Barra da Tijuca, justificou a sentença afirmando haver “a ausência de comprovação de que o massacre de Suzano tenha sido causado por jovens seguidores de Felipe Neto, bem como que tenha sido cometido por conta e por influência do autor e por não haver nexo de causalidade no alegado”.

A juíza também determinou que Jordy faça uma retratação pública.

Em abril de 2019, o juiz Arthur Eduardo Magalhães Ferreira já havia determinado a exclusão de uma postagem no Twitter que ligava o influenciador digital ao massacre em escola de Suzano, em São Paulo.

“Quando digo que pais não devem deixar os filhos assistirem vídeos do Felipe Neto, não é brincadeira. Em 2016, ele fez vídeo ensinando a entrarem em sites da deepweb. Agora descobriram que os assassinos de Suzano pegaram as informações para o massacre num dos sites após assistirem ao vídeo”, publicou Jordy ao disseminar a fake news.

Carlos Jordy também fez outros ataques a Felipe Neto . Em setembro do ano passado, o deputado foi o responsável por publicar o primeiro tuíte dizendo que o influenciador digital havia distribuído 14 mil livros LGBTs na bienal . Jordy pedia que os usuários das redes não permitissem que os filhos vissem o material contra suas “suas convicções morais”.

A publicação levou a hashtag #PaiscontraFelipeNeto aos trending topics da plataforma. À época, Jordy admitiu que iniciou a divulgação.

O deputado alegava imunidade parlamentar. A Justiça entendeu, no entanto, que o caso não se trata de manifestação do pensamento no exercício da função.

Época