Confederação de municípios diz que declarações de Bolsonaro atrapalham

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Facebook

As declarações do presidente Jair Bolsonaro na manhã desta sexta-feira de que Estados e municípios devem pagar encargos por dias parados “só atrapalham o enfrentamento à crise” gerada pelo avanço do novo coronavírus, opina o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi. A entidade tem cerca de 5.200 municípios contribuintes.

“Lamento esse tipo de declaração”, disse Aroldi. “Não foi um capricho ou uma vontade dos governadores e dos prefeitos restringir as atividades não essenciais. Existe uma motivo de força maior, que é a pandemia. Logo, entendo que não há responsabilidade dos entes federativos nesses encargos”, acrescentou ele, referindo-se às declarações de Bolsonaro.

De acordo com Aroldi, alguns prefeitos estão sofrendo pressões por parte de segmentos da população para suspender as restrições e voltar “à vida normal”. Aroldi reforça que a orientação da CNM aos gestores municipais continua a ser a de seguir as recomedações do Ministério da Saúde, ou seja, manter a política de distanciamento social.

Aroldi conta que a CNM prepara um documento com orientações aos prefeitos sobre questões relacionadas ao abastecimento e ao transporte. O objetivo é garantir que os produtores rurais tenham condições de escoar a safra agrícola deste ano.

O presidente da CNM conta que participou nos últimos dias de teleconferências com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e o titular da pasta da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para tentar garantir que as estradas permaneçam aberta e que haja uma infraestrutura mínima (postos de gasolina, restaurantes, borracheiros) para atender aos caminhoneiros.

Valor