Congresso reduzirá acesso de pessoas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciou nesta quarta-feira que vai restringir o acesso de pessoas na Casa, a partir da próxima semana, devido ao novo coronavírus – Covid-19. A assessoria do presidente do Senado, David Alcolumbre, também confirmou que serão adotadas medidas.

– Aqui circulam muitas pessoas de todas as regiões, então é importante que a Câmara possa restringir acesso, reduzir o número de audiência, restringir presença nos plenários há poucos assessores, quase que exclusivamente aos próprios parlamentares – disse Maia, em comissão destinada a debater as ações preventivas à pandemia causada pelo vírus.

O presidente da Câmara contou que tem conversado com o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, sobre o coronavírus e disse que o Parlamento está à disposição para discutir leis e mudanças no orçamento.

– Com certeza o Parlamento, por demanda da nossa frente parlamentar de saúde, não apenas, se necessário, leis, mas soluções que envolvam o nosso orçamento, já que sabemos que haverá necessidade de utilização de recursos que não estavam previstos no final do ano passado, quando não tínhamos as informações que tenho hoje – afirmou.

O presidente da Câmara afirmou que a intenção é “dar celeridade” e “ajudar com recursos alocados pelos parlamentares, combinado pelo ministro Mandetta”.

– É disso que falo quando digo que nós temos agendas de curto prazo e agendas de médio, longo prazo. Essa aqui é uma agenda emergencial de curto prazo e essa é a mais importante, que é a agenda do impacto do coronavírus na saúde dos brasileiros – disse.

Uma iniciativa semelhante à da Câmara está sendo discutida no Senado, capitaneada pelo vice-presidente da casa, senador Antônio Anastasia (PSD-MG). A ideia é restringir a entrada de pessoas, além de suspender visitaçõe. As medidas serão divulgadas ainda nesta quarta-feira, segundo informou a assessoria de Alcolumbre.

O Globo