Coronavírus pode ter matado menino de 10 anos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A causa da morte de uma criança de 10 anos está sendo investigada pela Secretaria de Saúde de Betim, em Minas Gerais. Uma das suspeitas é que o menino, que foi atendido no Hospital Público Regional da cidade com quadro respiratório agudo, seja mais uma vítima fatal do novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria, o garoto deu entrada na unidade hospitalar no fim da tarde da segunda-feira (23) e seu quadro clínico evoluiu rapidamente até o óbito, no fim da noite do mesmo dia. “Ele foi admitido com quadro respiratório agudo, foi submetido às medidas clínicas usuais e também foi realizada a coleta de material para teste específico para infecção pelo vírus Covid-19. Por volta das 21h, ele apresentou uma piora, evoluiu para uma parada cardiorespiratória que não foi possível ser revertida”, explicou o médico Victor Leite Ikeda, diretor técnico do hospital.

Em um vídeo publicado em uma rede social o pai da criança, às lágrimas, falou sobre a perda do filho. Ele afirmou que o desejo da família era retirar o corpo do hospital o mais rapidamente possível, “para não prolongar o sofrimento”dos parentes.

“Minha dor é muito grande. Vou assinar esse papel para poder diminuir a dor da minha família, da minha esposa, tirar meu filho desse hospital. Não quero que ele seja picado aqui, necrópsia, nada disso. Só vai demorar e prolongar mais. Quero que vocês saibam, nesse Brasil não existe política, não existe nada, quem manda é quem tá lá em cima. Deus vai cobrar a justiça de cada um deles. Ele foi um anjo na nossa vida e de todos que o conheciam”, declarou o pai.

O menino teria começado a passar mal no domingo (23). Segundo o médico, toda a assistência e orientações sobre cuidados foram dados à família. As amostras coletadas para o teste de coronavírus foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, responsável pelo diagnóstico desses testes.

O diretor afirmou que “devido a alta demanda”, o resultado do exame ainda deve demorar alguns dias. Em nota, a prefeitura de Betim afirmou que o menino já era asmático e foi internado com quadro de insuficiência respiratória. “A morte está sendo investigada para todos os vírus respiratórios, inclusive para Covid-19. A coleta do material para o exame foi feita no hospital e enviada para análise”.

A Secretaria de Saúde da cidade ainda informou que solicitou urgência para obter o resultado do exame e declarou que uma equipe vai “acolher e orientar a família sobre os cuidados e procedimentos que devem ser tomados”.

Até o momento, o estado de Minas Gerais não registrou oficialmente nenhuma morte em decorrência do novo coronavírus. De acordo com o boletim divulgado na última terça-feira (24) pelo Ministério da Saúde, 130 casos da doença foram registrados no estado. A Secretaria de Estado de Saúde afirma que outros 7.766 possíveis casos estão sendo investigados.

Época