Distrito Federal nega 1ª morte por coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: WPA Pool/Getty Images

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que o paciente divulgado como o primeiro caso de morte por covid-19 teve resultado negativo “em exame definitivo” realizado no Laboratório Central. O óbito por coronavírus havia sido confirmado nesta sexta-feira pelo governador do DF, Ibaneis Rocha.Segundo a nota da pasta, “o desencontro de informações se deu em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte”. “Portanto, o Distrito Federal continua sem nenhum óbito registrado até o momento”, encerra o comunicado.

O paciente apontado pelo governador como sendo o primeiro a morrer por coronavírus no DF era um homem de 46 anos que deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento com febre e desconforto respiratório. Segundo o boletim do Ministério da Saúde, atualizado até ontem, foram 92 mortes e 3.417 casos confirmados de covid-19 no Brasil. O boletim foi divulgado antes da informação sobre a morte no DF e não inclui esse dado.

Veja a nota da Secretaria de Saúde do DF:

A Secretaria de Estado da Saúde do Distrito Federal, informa que o caso amplamente divulgado na noite de ontem (27), como sendo a primeira vítima do Covid-19 no DF, *testou negativo* em exame definitivo realizado pelo Laboratório Central (Lacen) segundo teste molecular para detecção de SAR-COV2 por reação de PCR em tempo real utilizando o protocolo Berlim.

O desencontro de informações se deu, em virtude da indicação de suspeita da doença no atestado de óbito que, em si só, não confirma a causa morte.

Portanto, o Distrito Federal continua sem nenhum óbito registrado até o momento.

O Globo