Doria faz críticas ao comportamento de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Fim/Zimel Press/Agência O Globo

Potencial candidato à Presidência da República em 2022, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), fez críticas nesta segunda-feira a líderes que não sabem lidar com o contraditório e que têm uma postura agressiva em relação à imprensa.

Sem citar o presidente Jair Bolsonaro, mas claramente se referindo a ele, Doria arrancou aplausos de empresários que o ouviam durante uma palestra proferida em Belo Horizonte no início desta tarde, quando defendeu o respeito ao contraditório.

“Faz parte da democracia. Não há país democrático do mundo que viva democracia plena em concordância plena”, disse o governador. “Aceite o contraditório, dialogue. O diálogo aproxima, o diálogo engrandece”, acrescentou. O tucano continuou, afirmando que nunca viu um grande líder ser desrespeitado por ouvir uma crítica e por debater uma crítica.

Doria, então, passou a fazer uma defesa da liberdade de imprensa, procurando se colocar como um político que adota um comportamento oposto ao de Bolsonaro, que reiteradamente tem feito críticas à imprensa, a veículos específicos e que recentemente fez ofensas de caráter sexual à jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Melo.

“Em São Paulo não há censura de nenhuma espécie”, disse, acrescentando que seu governo respeita a liberdade de imprensa, e que posições contrárias a esse princípio não cabem na democracia. “Jamais pressionar, jamais desmerecer, jamais ofender o jornalista”, afirmou, como se estivesse se dirigindo a Bolsonaro e alguns de seus principais assessores.

“Utilize os mecanismos de Justiça, utilize o poder Judiciário, utilize os mecanismos corretos para fazer a defesa”, disse o governador ao falar de como, segundo ele, deve ser a reação daqueles que se sentem ofendidos ou alvo de mentiras na imprensa.

O governador também disse que governos não devem privilegiar veículos por darem notícias mais positivas em relação a uma gestão em detrimento daqueles que sejam mais críticos.

Ao ser perguntado sobre as pretensões em relação às eleições presidenciais 2022, Doria disse que esse não é o momento de tratar do assunto e que o seu foco é totalmente dirigido à gestão do Estado de São Paulo.

O governador tem apoio do PSDB paulista a uma eventual candidatura ao Planalto em 2022, mas parece não desfrutar de consenso dos tucanos dos demais Estados.

Valor