Doria quer convencer Witzel a apoiar Bebianno

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rogerio Santana/Agência O Globo

Com o aval do governador paulista João Doria, o PSDB anunciou nesta quinta-feira a pré-candidatura do ex-ministro Gustavo Bebianno para a prefeitura do Rio. O partido busca agora aliados para seu novo projeto eleitoral para este ano e vê no governador Wilson Witzel um parceiro prioritário.

Doria disse nesta tarde haver “boa atmosfera” para uma aliança entre Bebianno e Witzel para a eleição de 2020.

Antes do anúncio à imprensa, o governador paulista conversou por telefone com Witzel. Os dois já haviam estado juntos durante o Carnaval.

— Não há nada definido, mas há uma boa atmosfera que nos une — afirmou Doria.

Estava presente ao anúncio a jornalista Mariana Ribas, até então pre-candidata do PSDB à prefeitura do Rio. Ela alegou problemas pessoais para desistir da vaga.

— Estou muito feliz. Minhas razões foram de ordem pessoal e entro agora num novo projeto ao lado do governador Doria — disse.

Mariana assumirá uma função no governo de São Paulo, mas não foi anunciada qual será.

A justificativa dada pelo presidente do PSDB do Rio, Paulo Marinho, para o anúncio ter sido em São Paulo deixou evidente que a troca de pré-candidato não foi consensual.

— Nós viemos aqui para comunicar nossa decisão e pedir anuência do governador João Doria, que, para nós, é a grande liderança do PSDB e a quem nós devemos satisfação.

O presidente nacional do partido, Bruno Araújo, fez manifestações de apoio a Mariana na quarta-feira numa rede social. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também se pronunciou em favor da pré-candidata.

Doria e Bebianno minimizaram as divergências no partido.

— O PSDB não é um partido que busca consenso. O contraditório faz parte de uma vida democrática — disse o paulista.

Bebianno afirmou que vai trabalhar para unir a legenda.

— Consenso nunca é de imediato. A maior parte do partido não sabe o que aconteceu.

Quando Bebianno ingressou no PSDB, em dezembro passado, Mariana já era pré-candidata a prefeita desde setembro.

O ex-ministro disse que procurou nesta quinta-feira Bruno Araújo para conversar. O lançamento oficial da sua pré-candidatura será em 4 de abril, no Rio.

O Globo