Doria suspende aulas e cancela eventos em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divulgação/Governo de São Paulo

Sete horas depois de o governador João Doria informar que não mudaria a rotina dos serviços públicos por conta do coronavírus, o tucano voltou atrás e anunciou, no início da noite, uma série de medidas restritivas, como suspensão gradativa de aulas e de eventos com mais de 500 pessoas.

– Recomendamos a suspensão de eventos esportivos, musicais e de outras natureza com público acima de 500 pessoas – disse Doria, em evento ao lado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

As aulas também serão suspensas de forma gradativa, segundo Doria, já na próxima semana. No entanto, o governo deve manter as escolas abertas nos próximos dias para acertar, junto com os pais de alunos, detalhes de como será feita essa suspensão, que deve começar de fato no próximo dia 23. O governo pretende patrocinar internet para que alunos possam acessar conteúdos.

– Não há decisão horizontal, diante de uma pandemia. As experiências precisam ser definidas de acordo com as necessidades – disse Doria.

O Ministério da Saúde informou, na tarde desta terça-feira, que Rio de Janeiro e São Paulo tinham registrado transmissão sustentada ou comunitária do novo coronavírus. Esse tipo de transmissão ocorre quando não é mais possível saber a origem da infecção, por ter se alastrado aleatoriamente. No caso, é diferente da transmissão local, quando se sabe quem foi o responsável pela infecção original, ou das infecções importadas, oriundas dos que se contagiaram fora do Brasil.

Em uma primeira coletiva de imprensa na tarde de hoje, Doria negou a intenção por parte do governo de cancelar eventos públicos e suspender aulas na rede pública.

— Estou absolutamente convicto. Não sou infectologista nem especialista em epidemias. Mas também não sou especialista em chute. Fundamentamos as ações em fatos e informações reais. Até este momento essa é a atitude correta é compreensível para a situação atua — disse, anteriormente.

O Globo