Governo do Rio esvazia transporte público, menos 50%

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriel Monteiro / O Globo

O governador Wilson Witzel determinou que os meios transportes funcionem com 50% da capacidade de lotação a partir desta terça-feira,17, em decorrência dos casos de coronavírus no Estado do Rio de Janeiro. A nova determinação saiu em edição especial do Diário Oficial do Estado, publicada nesta manhã. Em entrevista ao “Bom dia Rio”, da TV Globo, Witzel afirmou que a medida é aplicada nos ônibus intermunicipais, trens, metrôs e barcas. Com relação à frota municipal, ele afirmou que depende da prefeitura do Rio que, segundo ele, não participou da reunião desta segunda-feira. O governador cobrou ainda uma posição do prefeito Marcelo Crivella.

Witzel também decretou a suspensão do passe livre dos estudantes, já que, dentro do estado emergência, espera-se reduzir a circulação de pessoas nos transportes e pelas ruas. Os passageiros dos ônibus intermunicipais só poderão ser transportados sentados.

– No artigo sétimo do decreto, estamos determinando a redução de 50% da capacidade de lotação, ou seja, ter pessoas apenas sentadas em ônibus, barcas, trens e metrôs. E, quando possível, ter as janelas destravadas e abertas, de modo que aconteça a plena circulação de ar. Vamos também cancelar o passe livre, porque não há aulas. Verificamos que, depois do nosso decreto para antecipar as férias, o passe foi usado normalmente e vi imagens de estudantes nas praias – disse o governador, antes de completar:

– Vamos fiscalizar com agentes do Detro (Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do Rio). Me reuni com todos os prefeitos da Região Metropolitana. Apenas a prefeitura do Rio não esteve presente nem enviou um representante. Mas acredito que estão tomando ciência da nossa determinação para aderir ao decreto. Como a região tem poder resolutório, a decisão se sobrepõe a dos municípios. Mesmo não estando presente, ele tem que cumprir a determinação da redução na região metropolitana. Acredito que ele vai fazer.

Witzel também determinou que restaurantes operem com 30% de lotação. Ele pediu para população optar pelos serviços de entrega, que podem ser feitos no próprio estabelecimento, mas alertou para que se evite o contato com os entregadores.

– Estamos tentando restringir ao máximo a movimentação de pessoas nas ruas. Decidimos ocupar só 30% da lotação dos restaurantes, não estrangulando o setor. Orientamos aos estabelecimentos que adotem a modalidade de entrega. Nesse serviço de entrega, evite contato com o entregador – pediu.

O governador ainda explicou que, caso as medidas de restrição de circulação não sejam obedecidas, o número de casos pode aumentar e sobrecarregar o sistema de saúde. Em 30 dias, hospitais com 300 leitos serão preparados para receber pacientes. Witzel explicou que são hospitais de recuperação e não vai divulgar os nomes para não concentrar pessoas nesses locais buscando atendimento.

– Se nós não tivermos condições de atender essas pessoas na rede pública e até na rede privada, essas pessoas não suportarão. O vírus atinge os pulmões e as pessoas têm morte por asfixia. Tem que sair da praia, de bar e restaurante – disse.

Witzel voltou a pedir para população evitar ir às praias. Ele deixou claro que pode ir à Justiça caso seja necessário interditar as orlas do Rio de Janeiro. Nos últimos dias, imagens mostraram que os locais seguem cheios.

– Se for preciso ingressar com alguma ação para interditar praias, que são de jurisdição federal, nós vamos à Justiça Federal e tomar as medidas. Não podemos permitir a irresponsabilidade das pessoas, que acham que vamos passar por esse vírus sem uma tragédia humana. É preciso dizer que quem desafiou o vírus está chorando pelos mortos. Queremos salvar vidas, e precisamos que as pessoas entendam a gravidade, o vírus vai atingir a população.

Sobre o fechamento da fronteira e restrição nos aeroportos, Witzel disse que ainda não decidiu sobre essas medidas, mas afirmou que está avaliando a possibilidade, principalmente após o aumento o número de casos da doença em São Paulo.

Até o início da manhã desta terça-feira, a Secretária Estadual de Saúde confirmou 31 casos de coronavírus no Estado do Rio de Janeiro, sendo 29 na capital, um em Niterói e um em Barra Mansa.

O Globo